Niterói
Moreira Cesar,229 - loja 217 - Shopping Icaraí - Telefone (21) 2711-4099
Segunda a Sexta das 9:00 ás 20:00 - Sábado das 9:00 as 19:00

Leblon
Ataulfo de Paiva,566 - Loja 217 - Telefone (21) 2249-8789
Segunda a Sexta das 9:00 ás 19:00 - Sábado das 9:00 as 15:00

quinta-feira, março 22, 2012

12 belos livros infantis...

 Por Carolina Tarrío

Quem tem medo do lobo?

O jornal traz uma notícia apavorante: o lobo voltou. Alarmadas, várias de suas vítimas (chapeuzinho vermelho, os três porquinhos, a cabra e seus sete cabritinhos…) começam a se reunir na casa do senhor coelho para comentar o assunto – e consolar uns aos outros. Então, eis que quando o algoz finalmente aparece, eles percebem que estão em maior número. Assim, a fábula se inverte, para comprovar a antiga máxima de que juntos, somos mais fortes.

Livro: O Lobo Voltou (Brinquebook) :: Autor: Geoffroy de Pennart ::

 

Entre dois poderes

Com uma ideia singela – uma menina que mora no alto de uma colina, em meio a dois castelos cujos proprietários se odeiam –, a autora aborda um tema espinhudo: como as brigas entre adultos afetam as crianças. Depois de sofrer com os desentendimentos de seus dois vizinhos estando, literalmente, no meio da batalha, a protagonista consegue chamá-los à razão. As ilustrações também vão dando dicas da situação e se agigantando na página ou ficando modestas à medida em que o tom da discussão sobe ou se ameniza. 

Livro: Meu Reino (Cosac Naify) :: Autor: Kitty Crowther

 

Fantasia pouca é bobagem

Do mesmo autor de A Fantástica Fábrica de Chocolate, este livro para os mais crescidinhos (a partir dos 7 anos), conta as desventuras de James que, maltratado por duas tias megeras, livra-se delas quando algo mágico acontece. A partir de então, ele empreende uma incrível viagem. Com frases curtas, vocabulário simples e diálogos que arrancam gargalhadas das crianças, é diversão certa – e um enorme estímulo à imaginação.

Livro: James e o Pêssego Gigante (34 Letras) ::  Autor: Roald Dahl

 

A riqueza das palavras

O que dar de presente a uma princesa que já tem tudo? João, menino simples, empenhou suas melhores habilidades em preparar-lhe um bolo caprichado. Mas tanto lhe aconteceu até chegar ao castelo, por fim, seu presente acaba sendo algo bem melhor: uma incrível história. Bem escrito, o livro revela o valor que existe em nossas atitudes – quando motivadas pelas melhores intenções.

Livro: João Esperto Leva o Presente Certo (Farol) :: Autor: Candance Fleming

 

Embriagado de si

O personagem, Melchior, está cansado de não se destacar, de não ser o maioral em nada. Ele não é o melhor aluno, nem o melhor dançarino, nem o melhor esportista… E embora se esforce, sempre há alguém que o supera. É com a ajuda de um gênio bem moderninho que vai descobrir algo importante neste livro escrito pelo artista plástico Vick Muniz e ilustrado pela cantora Adriana Calcanhoto: talvez ser insuperável não traga tantas vantagens assim.

Livro: Melchior, o mais melhor (Cobogó) :: Autor: Vik Muniz

 

Por que somos tão insuportáveis?

Qualquer mãe já se sentiu na pele da progenitora da personagem deste livro: Prudência. Ela chama sua filha, insistentemente, pedindo-lhe para arrumar o quarto e realizar várias tarefas antes de sair. Mas as páginas, repletas de belíssimas ilustrações, nos devolvem tais requisições como uma voz ao longe, algo totalmente aborrecido, que se esvai perante a riqueza da vida. Afinal de contas, outras prioridades instigam Prudência. Ela está em seu mundo, observando as miudezas que só crianças sabem saborear. E como é cruel – e ao mesmo tempo inevitável – cortar-lhes o barato!

Livro: A Grande Viagem da Senhorita Prudência (Ática) :: Autor: Charlotte Gastaut

 

Que mundo é esse?

Ao longo das páginas, a autora vai descrevendo o desenvolvimento de um bebê: contando como cresce, o que ouve dentro da barriga da mãe, como se balança… Mas as descrições são apresentadas em forma de charada e, a cada passo, o livro faz ao leitor a seguinte pergunta: quem sou eu? Ótimo para quem tem a partir de 5 ou 6 anos e vai ganhar um irmãozinho.

Livro: Quem Sou Eu? (Companhia das Letrinhas) :: Autor: Sílvia Zatz

 

Sempre que possível

Com ilustrações em preto e branco tão singelas quanto suas frases, o livro apresenta com delicadeza o relacionamento entre pai e filha. “Às vezes eu quero brincar e meu pai não quer. Às vezes ele quer e eu não”, conta. E assim vai formando um retrato dos encontros e desencontros cotidianos que pais e filhos experimentam ao longo da vida.

Livro: Papai e eu às Vezes (Callis) :: Autor: María Wernicke

 

Quer trocar?

O que você daria por uma borboleta? Numa divertida brincadeira de imaginação, sucessivas trocas vão acontecendo, aumentando em ambição, até se alcançar a conquista de cachoeiras, exércitos, um mundo inteiro. E pensar que tudo teve início com uma singela borboleta… O livro propõe um exercício de reflexão sobre a posse e apresenta uma alternativa ao acúmulo: liberdade.

Livro: Um Balão por um Bacamarte (Cosac Naify) :: Autor: Alastair Reid

 

Objeto transicional

Dramaturgo famoso, ganhador de um prêmio Pulitzer e marido de Marilyn Monroe, Arthur Miller conta nesta história o relacionamento de uma menina e seu cobertor. Ela ganha a manta logo ao nascer e a alça à categoria de objeto transicional: aquele que remete as crianças à mãe, acalmando e provendo bem estar. Com frases curtas, o cotidiano da garotinha e seu crescimento vão sendo descritos em detalhes. Mas o que ela irá fazer quando precisar se desfazer do cobertor? A edição é bilíngue.

Livro: O Cobertor de Jane (Companhia das Letrinhas) :: Autor: Arthur Miller

 

Os melhores sentidos

Cris tinha um olfato fora de série. Conseguia perceber, pelo aroma, o que havia para o jantar ou quando o pai estava chegando, antes mesmo de ele entrar em casa. Seu irmão, é claro, não via nenhuma graça em tal talento. Uma história sobre o ciúme – e a incrível capacidade que só os irmãos têm de nos fazerem sentir melhor e serem nossos confidentes.

Livro: O Nariz da Cris (Brinquebook) :: Autor: Ilan Brenman

 

Esconde-esconde

Este livro sobre um menino que sonha em ser invisível traz junto uma brincadeira: algumas páginas em acetato vermelho sobrepostas a ilustrações feitas nessa cor e em azul fazem certos traços, pessoas e objetos aparecerem ou desaparecerem das páginas. Assim, o que o menino imagina, vai sendo traduzido também graficamente. Mas será que não ser visto é tão bom assim? A história ensina que se fazer presente requer coragem, mas tem suas recompensas.

Livro: O Invisível (Editora 34) :: Autor: Alcides Villaça

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário